‘Estado Islâmico’ liberta 19 cristãos assírios na Síria

Depois de pagamento de resgate, jihadistas liberaram 16 homens, duas mulheres e uma criança, após pagamento de resgate. As negociações para soltar mais reféns continuam.
Os terroristas do Estado Islâmico (EI) sequestraram a uma semana pelo menos 220 assírios. Os cristãos libertados chegaram neste domingo (1º) a uma igreja assíria cristã localizada em Hasaka, no nordeste da Síria. A informação foi confirmada por Usama Edward, responsável pela ONG Rede Assíria de Direitos Humanos, com sede na Suécia.
Segundo Edward, o tribunal religioso do EI decidiu no sábado libertar o grupo em troca de uma soma de dinheiro paga por cada família. Os jihadistas consideram o valor um imposto que os não muçulmanos devem pagar.
“Até receber o dinheiro, o EI mantém ainda duas reféns: uma menina de dez anos e a mãe”, disse Edward. O diretor da rede afirmou ainda que desconhece o montante exigido a cada família, mas lembrou que, em novembro, assírios foram libertados após pagarem 1.700 dólares por pessoa. As negociações para a libertação dos reféns foram conduzidas por responsáveis assírios e chefes tribais árabes muçulmanos.
Cerca de cinco mil assírios fugiram por causa do avanço do EI na região. Cerca de 30 mil assírios, uma das mais antigas comunidades cristãs, viviam na Síria – sobretudo em Hasaka – antes do início do conflito sírio, em 2011.

Fonte: DW e Verdade Gospel